25/07/2018 às 15:41 Dicas

Dicas para melhorar sua fotografia com o celular

3136
3min de leitura

Bem vindo a minha primeira dica e acredito que será a mais praticada, pois todos temos celulares smartphones equipados com câmeras que oferecem cada vez mais recursos e belas imagens.

Mesmo assim, é preciso conhecer seu funcionamento para extrair o melhor que ele pode oferecer no momento da captura, assim você terá um resultado melhor antes mesmo de passar por algum App de edição ou manipulação de imagens.

Preparado? Fique com o seu aparelho em mãos e siga essas 10 dicas que preparei pra você!

1- Acesse o painel de configurações do seu aparelho e escolha a maior resolução oferecida (MP = mega pixel = quantidade de informações que sua câmera irá capturar. ex.: cores, variações de luz e sombra).

2-Limpe a lente! Sim, sempre que for utilizar, verifique se ela está limpa, sem digital, suor, gordura do corpo, maquiagem etc. Esse simples procedimento tira o "defeito" de foto sem foco, embaçado ou brilho estranho na lente.

3- A partir de agora você nunca mais irá usar o zoom do seu celular! Sim, esse recurso é péeeeessimo para a qualidade final de sua imagem, pois como o celular não é equipado com lentes como as de câmeras fotográficas, o software amplia a imagem digitalmente (mesma coisa que pegar a foto feita e dar um zoom) fazendo com que perca qualidade e apareça manchas ou sensação de "areia" na imagem (conhecido como ruído). Como resolve isso com celular? Aproxime o máximo que puder com suas pernas e se em algum caso não tiver solução, use. 

4- Atualmente os celulares mais modernos vem com duas lentes, uma mais ampla (equivalente a uma lente grande angular nas câmeras fotográficas) e outra mais curta, muito usada como modo retrato (equivalente a uma lente tele objetiva nas câmeras fotográficas). Independente de qual irá usar, informe seu celular dando um toque na tela, isso fará que ele ajuste o FOCO (foco = área com maior nitidez na foto) e ajuste a luz da foto, corrigindo para que o assunto focado apareça corretamente.

5-Fotografia é luz, então aproveite os momentos com luz disponível e de boa quantidade, assim sua câmera irá fotografar sem tremer ou borrar. Em casos de pouca luz, alguns celulares conseguem fazer boa captura e outros não, então se possível, leve o assunto que irá fotografar próximo de alguma luz e fotografe, caso não possa, trabalhe a respiração (use o timer de 5 ou 10 segundos, solte e prenda a respiração, então clique ou respire, prenda e clique). Caso tenha um tripé ou monopé também ajuda!

6-Compensação de luz é como chamo o recurso que acontece quando você toca na tela ajustando o foco, aparece uma lâmpada (Android) ou sol (Apple), e deslizando o dedo para cima ou baixo, esquerda ou direita você consegue ajustar manualmente a quantidade de luz na sua imagem.

7-O Flash é um bom recurso quando bem utilizado: ele serve para usar em assuntos com no máximo 3 metros de distância, distâncias superiores ele não será eficiente. Ele pode ser usado de dia também, para retirar sombras indesejadas no rosto.

8-Seja paciente, aguarde o melhor momento para o click, espere as pessoas passarem, verifique se alguém está piscando o olho (faça mais de uma foto por segurança), aproveite que o digital permite fazer e refazer o quanto desejar (ou quanto a memória suportar hehehe)

9- Busque conhecer sobre composições, isso refinará seu olhar de forma que será mais criterioso ao realizar suas fotos, valorizando o que deseja enfatizar. Algumas delas: regra dos terços, meios, vertical, horizontal, moldura e linhas.

10-Editar suas fotos é uma opção, pois essas dicas ajudam a realizar sua foto de tal forma que nem precise editar, mas sim! Dá pra melhorar ainda mais. Te indico o App Snapseed que funciona em diversos modelos de celulares e é completo e melhor: Gratuito! Confira esse site com boas dicas de como usar o App.

25 Jul 2018

Dicas para melhorar sua fotografia com o celular

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

android cameracelular celular fotocel fotografandocomcelular fotografar com celular fotografia de celular fotografiacelular fotografo de celular galaxy iphone jpg nef raw

Quem viu também curtiu

06 de Nov de 2020

Como escolher uma câmera fotográfica (ou celular)

20 de Mar de 2020

Edição simples de fotografia no celular

22 de Out de 2020

Backup e recuperação de arquivos para fotógrafos

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp