22/10/2020 às 14:03 Dicas

Backup e recuperação de arquivos para fotógrafos

816
4min de leitura

            Embora a arte da fotografia continue atemporal e tão íntima como sempre, o trabalho do fotógrafo no Século 21 está cada vez mais dependente de recursos digitais. Câmeras são digitais, fotos de smartphones podem ser aproveitadas, workflow baseado em programas como o Lightroom e Photoshop, elaboração de ensaios, contato com clientes, parece que tudo rodeia nossos computadores.

            Por isso, o pesadelo de muitos profissionais e entusiastas é justamente uma pane no computador, um ataque de vírus ou um clique errado no mouse que pode jogar fora todo o nosso trabalho. Se você já passou por essa tensão, ou ainda melhor, quer prevenir qualquer possibilidade do problema acontecer, esse artigo é para você.

            Um ponto que é importante destacar é que embora um backup bem feito e uma estratégia de recuperação possam salvar a maioria dos documentos, alguns ataques virtuais mais avançados como o ransomware podem ser irrecuperáveis. Por isso, além da estratégia de armazenamento dos arquivos, é importante conhecer ferramentas e estratégias de segurança digital, como usar VPN, para evitar a vulnerabilidade do computador usado para as fotografias.

Backup seguro

            A primeira etapa para eliminar as dores de cabeça relacionadas a perda de fotos e documentos importantes é o backup automático e seguro. Os métodos mais tradicionais envolvem usar um disco rígido externo e um programa que periodicamente copia seus dados para o aparelho. Esse método ainda é útil, porém, em caso de acidentes dentro de casa, ou falha mecânica por ser transportado em mochilas e carros, pode ser uma solução insuficiente.

            Atualmente, o método mais conveniente e seguro são os aplicativos de sincronização em nuvem. Com eles, uma pasta é criada em seu computador onde todos os documentos são enviados para os servidores, e podem ser acessados de qualquer outro computador conectado a sua conta.

            Diversos serviços estão disponíveis, com uma grande variação de preços e armazenamento. Muitos oferecem descontos para estudantes universitários, e convém comparar o valor para o seu ecossistema, por exemplo, investindo no iCloud Drive se edita as fotos no Mac, ou o Microsoft OneDrive para o Windows.

Criptografia de arquivos

            Nessa profissão, trabalhamos com algumas fotos e documentos que muitas vezes tem caráter pessoal, privado e sensível, que não podem ser compartilhados com qualquer um. Fotos da primeira infância, ensaios adultos, projetos confidenciais, documentos assinados, entre outros. Nessas condições, é importante adicionar uma camada a mais de proteção aos arquivos.

            A criptografia é o conjunto de técnicas matemáticas que podem proteger uma informação com uma senha impossível de ser quebrada. Usando programas como o VeraCrypt e o próprio recurso BitLocker do Windows, é possível proteger suas fotos e pastas com uma senha inquebrável. Isso garante que os arquivos estarão protegidos até em situações como roubo de equipamentos e ataques por malware.

Recuperação de arquivos apagados

            Uma pasta que esquecemos que estava dentro de outra e apagamos, um arquivo que juramos que nunca mais teria uso, uma cópia que corrompeu e ficou inacessível. Perder uma foto pode ser uma dor terrível para um fotógrafo, e pode ser pior, e se a pasta inteira onde armazenamos nossos trabalhos concluídos fosse apagada?

            Quando apagamos um documento em um computador, nosso equipamento não sumiu de fato com os dados. Na verdade, o sistema operacional avisa para o disco rígido ou SSD que aquele espaço está disponível para ter novos dados registrados por cima, ou seja, o computador encara a região como espaço vazio, mas os dados antigos ainda estão lá.

            Essa é a oportunidade de ouro para recuperação de dados apagados. Quanto mais tempo, e quanto mais arquivos são escritos depois disso, maior a chance do sistema escrever por cima de nossos arquivos deletados. Para tentar recuperar o máximo de informações deletadas acidentalmente, é preciso usar programas que analisam o disco e restauram os arquivos, como o Recuva, ou a alternativa gratuita criada pela própria Microsoft, o Windows File Recovery.

            Se os programas não funcionarem, ou recuperarem apenas parcialmente os documentos, empresas especialistas em recuperação de dados são capazes de usar algoritmos avançados e até desmontar o HD para fazer a recuperação manual de documentos. Nesse caso, é importante comparar o custo alto do procedimento com o valor das fotos perdidas.

            Outra dica valiosa é, nas configurações do Windows, aumentar o tamanho máximo disponível para a lixeira. Embora isso ocupe mais espaço no HD, também permitirá que fotos grandes e um grande volume de arquivos seja armazenado na lixeira ao invés de imediatamente apagados.

            Agora você já conhece dicas importantes para garantir a segurança e evitar acidentes com seus documentos e fotos importantes. A organização da vida digital é tão importante quanto a nossa organização cotidiana, e assim, podemos focar no que realmente importa. E falando em fotografia digital, não deixe de conferir nossas dicas para fotos com smartphone.

Guest post produzido pelo autor Kadu P da Techwarn

22 Out 2020

Backup e recuperação de arquivos para fotógrafos

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

backup backup fotos backup seguro erro no hd hd externo nuvem para fotógrafos perda de arquivos recuperação recuperação de dados salvar fotos

Quem viu também curtiu

25 de Jul de 2018

Dicas para melhorar sua fotografia com o celular

06 de Nov de 2020

Como escolher uma câmera fotográfica (ou celular)

20 de Mar de 2020

Edição simples de fotografia no celular

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp