Imagem capa - Como escolher uma câmera fotográfica (ou celular) por Bruno Sampaio
Dicas

Como escolher uma câmera fotográfica (ou celular)

Desmontando a câmera e conhecendo seus principais componentes: Sensor, Mega Pixel e Abertura (ou f-stop).


Oi! Vou compartilhar com vocês algumas informações para conhecer mais do equipamento fotográfico e então fazer escolhas melhores no momento de escolher o equipamento ideal para você ou então, para escolher um celular com uma câmera muito boa, LEMBRANDO: independente de qual decidir comprar, o conhecimento de COMO usar é essencial, pois é sujeito ter um celular ‘top’ ou câmera ‘top’ e ainda fazer fotos ruins, por falta de conhecimento de como fazer suas fotos.


Sensor



Entendendo a tabela acima: o sensor de uma câmera Full Frame é maior, comparado aos modelos mais tradicionais do mercado (sim, existem câmeras de média e grande formato com sensores maiores que da Full Frame), e comparando com as demais câmeras até chegar ao celular, teremos uma perceção da diferença de tamanho de sensor. Claro, atualmente temos celulares incríveis que fazem fotos espetaculares com pouca luz mas também temos câmeras fotográficas que fazem isso e muito mais, porém precisa de mais conhecimento se comparar com celular que é uma câmera point and shoot (apontar e fotografar).

No Sensor é onde a mágica acontece, responsável por converter a luz em imagem, o sensor tem diversos tamanhos e isso interfere na qualidade da fotografia e resultado das fotos, entenda por que: imagine como um pequeno buraco qual você irá enxergar através dele, quanto menor esse sensor, menos enxergo e quanto maior o sensor, mais facilidade de enxergar.

Outra forma de entende também é comparar como uma passagem de luz por esse buraco, quanto maior, mais luz passa através do buraco. Onde quero chegar te dizendo isso: tamanho do sensor importa.


Mega Pixel



Entendendo a imagem acima: no lado esquerdo temos uma imagem de 16 mega pixel (equivalente a 16 milhões de pixels) e ao lado direito, ampliado você verá a mesma imagem de forma quadriculada onde 1 quadrado é equivalente a 1 pixel. Ao juntar cada pixel, formamos a imagem que vemos e entendemos do lado esquerdo.

Mega pixel também está relacionado a quantidade de cores, contraste, texturas, detalhes e outras coisas que enriquecem sua foto, então se comparar fotos feitas com câmeras de 16, 24 ou 42 megapixel você terá uma imagem maior (tamanho/dimensão) permitindo uma impressão em tamanhos grandes.

Juntando a informação do Sensor + Mega Pixel

Existem celulares com câmeras de 42 megapixel, 200 ou até mais, isso é muito né rs, pois vai ocupar mais memória do seu celular salvando as imagens (cada foto terá de 25mb até meio giga!), então celulares de 64 gigas serão poucos para armazenarem tanta imagem e arquivos pesados, lembrando que o celular também processa informações, então pode acontecer de demorar mais tempo para anexar a imagem no email, no zap e outras plataformas.

Em equipamento fotográfico, a maioria das câmeras oferece 24 a 42 megapixel, mas a sua diferença é o sensor maior que do celular, então você ganha em outros aspectos, pois a câmera é um instrumento com objetivo em desempenho e qualidade. Você vai ganhar em velocidade de cliks, qualidade das lentes, opções de regulagens do equipamento favorecendo resultados diferenciados e o melhor: permite fotografar em extensão de arquivo RAW, qual permite manipulação (ligthroom, photoshop e outros).

Abertura (ou f-stop)



Provavelmente você já viu que a poucos anos para cá os celulares têm valorizado suas câmeras e atualmente a quantidade de lentes que possuem, dando variedades em um só aparelho o que torna vantajoso se comparar com câmera fotográfica, pois temos lente zoons ou fixa, e no caso da fixa, cada uma corresponde a uma distância focal (transformando em linguagem leiga: zoom fixo).

Então a lógica é que a cada grande abertura da íris (representada por menor número), eu ganho mais luz no sensor, PORÉM eu perco a nitidez dos objetos ou pessoas que ficam atrás do assunto que foquei (focar é tocar na tela indicando onde quer que tenha melhor nitidez).

Combinando os 3 itens desta matéria você pode trabalhar a profunidade de campo (o quanto irá aparecer nítido na foto ou em desfoque), o quanto sua câmera ou celular permite fazer boas fotos com pouca luz.